TV CULTURA GRAVA ESPETÁCULO “MURO DE ARRIMO” PARA HOMENAGEM A CARLOS QUEIROZ TELLES

Redação do Aplauso Brasil (redação@aplausobrasil.com)

FIORAVANTE ALMEID
FIORAVANTE ALMEIDA “EM MURO DE ARRIMO”. FOTO/DIVULGAÇÃO

SÃO PAULO – O Espetáculo Muro de Arrimo, grande vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2014, será gravado, em 1° de agosto, às 18h, em sessão no auditório Franco Zampari. A razão é que a TV Cultura e F L O Produções Artísticas farão um especial em homenagem ao autor da peça Carlos Queiroz Telles.

A versão atual de Muro de Arrimo teve três temporadas em São Paulo, foi eleita a estreia do ano pelos leitores do Guia Folha e ganhou cinco prêmios Aplauso Brasil. Com direção geral de Alexandre Borges e direção técnica de Ricardo Elias, o solo estrelado pelo ator Fioravante Almeida será apresentado na íntegra no Especial. São cinquenta minutos de espetáculo.

Na foto, o cenário de "Muro de Arrimo". Foto/Divulgação
Na foto, o cenário de “Muro de Arrimo”. Foto/Divulgação

Na primeira versão de Muro de Arrimo, estrelada pelo ator Antonio Fagundes em 1975, o espetáculo recebeu os prêmios Molière e Anchieta de melhor autor. Além disso, contou com montagens históricas no Brasil e em 20 países, com tradução para 12 idiomas.

A trama é baseada numa notícia de jornal e revive a Copa do Mundo no Brasil, por meio do personagem, o pedreiro Lucas. Nesta versão, ele está no alto de um arranha céu ouvindo ansiosamente no seu radinho de pilha o locutor (Cléber Machado) falar sobre o pré-jogo da semifinal da Copa do Mundo (o fatídico jogo entre Brasil e Alemanha 7×1), enquanto tenta concentrar-se em sua tarefa de construir um muro no alto de um prédio. Lucas contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou meio salário na vitória do Brasil.

O Especial apresentado pela TV Cultura não tem data para ir ao ar ainda, mas contará com depoimentos – além da apresentação da peça. Alexandre Borges e Antonio Fagundes estão entre os nomes que participarão.

Quem tiver interesse em ver a sessão para o Especial da TV Cultura pode escrever para producaomurodearrimo@gmail.com.

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!