Redação do Aplauso Brasil (redação@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – O Espetáculo Muro de Arrimo, grande vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2014, será gravado, em 1° de agosto, às 18h, em sessão no auditório Franco Zampari. A razão é que a TV Cultura e F L O Produções Artísticas farão um especial em homenagem ao autor da peça Carlos Queiroz Telles.
A versão atual de Muro de Arrimo teve três temporadas em São Paulo, foi eleita a estreia do ano pelos leitores do Guia Folha e ganhou cinco prêmios Aplauso Brasil. Com direção geral de Alexandre Borges e direção técnica de Ricardo Elias, o solo estrelado pelo ator Fioravante Almeida será apresentado na íntegra no Especial. São cinquenta minutos de espetáculo.

Na primeira versão de Muro de Arrimo, estrelada pelo ator Antonio Fagundes em 1975, o espetáculo recebeu os prêmios Molière e Anchieta de melhor autor. Além disso, contou com montagens históricas no Brasil e em 20 países, com tradução para 12 idiomas.
A trama é baseada numa notícia de jornal e revive a Copa do Mundo no Brasil, por meio do personagem, o pedreiro Lucas. Nesta versão, ele está no alto de um arranha céu ouvindo ansiosamente no seu radinho de pilha o locutor (Cléber Machado) falar sobre o pré-jogo da semifinal da Copa do Mundo (o fatídico jogo entre Brasil e Alemanha 7×1), enquanto tenta concentrar-se em sua tarefa de construir um muro no alto de um prédio. Lucas contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou meio salário na vitória do Brasil.
O Especial apresentado pela TV Cultura não tem data para ir ao ar ainda, mas contará com depoimentos – além da apresentação da peça. Alexandre Borges e Antonio Fagundes estão entre os nomes que participarão.
Quem tiver interesse em ver a sessão para o Especial da TV Cultura pode escrever para producaomurodearrimo@gmail.com.