Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com)

Primogênito dos suspenses policiais, Édipo Rei, tragédia grega de Sófocles, escrita há quase dois mil e quinhentos anos exerce fascínio desde tempos imemoriais. Freud, valeu-se do mito grego – o filho que mata o pai e desposa a mãe – para conceber o “Complexo de Édipo”, um dos alicerces da teoria da psicanálise, revolução que marca a virada do século 19 para o 20.
“A diferença entre um suspense policial e a tragédia de Sófocles (‘Édipo Rei’) é que nesta você sabe o final e você fica tentando imaginar como os personagens vão reagir. Essa descoberta que acho fabulosa”, afirma Elias Andreato quem assina a adaptação, Édipo, e direção da montagem que estréia na terça-feira (3), 21h, no simpático Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura.
Bastante enxuta -7 atores apenas (Eucir de Souza, Tânia Bondezan, Elias Andreato, Romis Ferreira, Daniel Maia e Clóvis Tôrres), sendo um deles, o ator Nilton Bicudo, representante do coro de cidadãos tebanos – e direta – sem cenários grandiosos e a opção por figurinos básicos e neutros –, Édipo fez sua estreia nacional no início de abril, durante o vigésimo Festival de Curitiba.
A concepção de Andreato, intérprete de Tirésias e que conta com a assistência de direção de André Acioli, deixa clara a equação em que o entendimento do que se fala e o cuidado em emitir claramente as palavras resulta na vocação popular da tradição oral.
“Trabalhei com os atores para darmos ao texto a naturalidade necessária à compreensão da fábula, sempre preocupados com a poética do texto que não tem nada de coloquial”, explica Andreato.
Ficha Técnica:
Autor: SÓFOCLES
Adaptação: ELIAS ANDREATO
Elenco: EUCIR DE SOUZA, TÂNIA BONDEZAN, ROMIS FERREIRA,
NILTON BICUDO, DANIEL MAIA, CLÓVYS TORRES e ELIAS ANDREATO
Música Composta: DANIEL MAIA
Desenho de Luz: WAGNER FREIRE
Figurino: LAURA HUZAK ANDREATO e MARC LAB
Cenário: ELIAS ANDREATO
Acordeons: DANIEL MAIA, NILTON BICUDO E CLÓVYS TORRES
Programação Visual: ELIFAS ANDREATO
Fotos: ÁGUEDA AMARAL
Direção de Produção: MARLENE SALGADO
Assistente de Direção: ANDRÉ ACIOLI
Direção Geral: ELIAS ANDREATO
ÉDIPO
Teatro Eva Herz (166 lugares)
Avenida Paulista, 2.073 – Livraria Cultura / Conjunto Nacional
Informações: (11) 3170-4059 – www.teatroevaherz.com.br
Bilheteria: Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingo, das 12h às 19h. Em feriado, sujeito à alteração. Aceita todos os cartões de crédito. Não aceita cheque.
Vendas pela internet: www.ingresso.com
Vendas por telefone: 4003-2330
Terças, às 21h
Ingressos: R$ 40
Duração: 70 minutos
Classificação Etária: 14 anos
Estreia dia 03 de maio
Temporada: até 21 de junho