Um espetáculo muito afetivo e otimista

Maria Lúcia Candeias, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"Antes de Partir"

Um grupo de jovens já com formação teatral se candidatou a um curso ministrado pela encenadora francesa Léa Dant e promovido pelo Instituto Cultural Capobianco, cujo resultado é a semente do espetáculo Antes de Partir, em cartaz somente às terças feiras no teatro de mesmo nome. Esteve em cartaz durante dois meses na terça e quarta, mas amplia a bem sucedida temporada num só dia por semana. O tocante e bem elaborado texto trata das lembranças mais marcantes de cada um dos participantes, numa criação coletiva.

Cada memória tem um protagonista e transcorre numa das salas da casa da rua Álvaro de Carvalho, 97. Há uma grande interação entre atores e público, que é convidado a fazer intervenções e contribuir com suas opiniões.

Não é um tipo de espetáculo nunca visto nestas questões, mas é a primeira vez que assisto – em vinte e cinco anos como crítica – a uma montagem como essa, que valoriza a vida e o amor entre as pessoas, tocando profundamente ao espectador e sem considerar tudo sem sentido.

A atuação do grupo de atores é excelente, em cenas às vezes faladas, outras cantadas, outras dançadas. São eles: Alejandra Sampaio, Ernesto Filho, Gabriela Fontana, Ismael Caneppele, Patrícia Gordo, Thaís Roji. Contribuem para esses acertos vários técnicos, entre os quais Marcos Tadeu.

"Antes de Partir"

Por suas qualidades, é uma encenação que merece ser assistida. Isso, a despeito de sua simplicidade, e de ser “um espetáculo percurso” (ou seja, que começa andando meia quadra pela calçada e depois de uma sala para outra).

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*