Uma aula de comédia no documentário Terça Insana: Treze Anos de Caos no Cotidiano

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

terca-insanaSÃO PAULO – Teatro, humor, história, sociedade, internet e a própria cena paulistana são algumas palavras-chave que fazem do minidocumentário Terça Insana: Treze Anos de Caos no Cotidiano um importante material para a área teatral. O projeto é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi.

O minidocumentário traz como tema o projeto teatral Terça Insana, que nasceu em 2001 e é um grande sucesso da comédia no Brasil. A idealizadora Grace Gianoukas junto com atores,  humoristas, produtores e artistas que fazem e fizeram parte dessa história ajudam a compor a cena. Também são entrevistados críticos culturais e estudiosos do ramo. Entre eles, o editor e criador do Aplauso Brasil Michel Fernandes.

Os autores do documentário conseguem levantar questões fundamentais para quem estuda a comédia na contemporaneidade. As diferenças e até possíveis semelhanças entre o gênero de stand-up e a comédia feita pelo Terça Insana e outros atores no placo é um dos pontos tratado no trabalho.

O nascimento das redes sociais de compartilhamento de vídeos, como o YouTube, e a importância que elas tiveram para o crescimento e consolidação do Terça Insana e até do nascimento de um novo humor, que é criado para circular especificamente na internet é outra parte curiosa desse minidocumentário.

Assista e se divirta com essa aula sobre teatro e humor:

 [youtube http://www.youtube.com/watch?v=ISTKlTEq6CM]

FICHA TÉCNICA
Minidocumentário produzido pelos alunos de jornalismo da Anhembi Morumbi:
Direção e Roteiro: Kinho Mangerona
Produção e Argumento: Rodrigo Louzas
Coprodução: Bárbara Mucciolo e Paulo Henrique Lira
Edição: André Plácido e Kinho Mangerona
Orientador: Prof. Dr. Carlos Avelino de Arruda Camargo
30 MINUTOS | SÃO PAULO, MAIO DE 2014

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*