Luís Francisco Wasilewski (lfw@aplausobrasil.com)
João Falcão despontou na cena brasileira da década de 1990, com excelentes textos dramáticos como A Dona da História que foi à cena com as soberbas interpretações de Marieta Severo e Andréa Beltrão. Mais recentemente, ele revelou os talentos de Wagner Moura, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta no célebre espetáculo A Máquina.
Há um ano o dramaturgo e encenador pernambucano arquitetou um novo desafio: conceber um espetáculo que trate do encantamento dos artistas que estão fora do Rio de Janeiro por trabalhar na capital carioca.
O resultado não podia ter sido mais feliz. Através de testes que envolveram no começo cerca de 3000 candidatos, João reuniu um naipe de 14 excelentes intérpretes para contar as dores e delícias dos que tentam a sorte como atores, no Rio de Janeiro. E mais uma vez, o autor demonstra a sua habilidade na escrita cômica. São satirizados em Os Clandestinos os mais diversos tipos de atores: Da modelo inexpressiva à atriz que abomina televisão e atua em um grupo de teatro investigativo, passando pela estrela mirim, cuja carreira ficou estagnada. Tudo isso é narrado através de uma dramaturgia inteligente e também por ótimos números musicais que nos remetem a Fama e A Chorus Line, obras artísticas que também abordaram o universo dos atores iniciantes.
O trabalho do elenco é excelente e por isso, seus nomes devem ser citados: Adelaide de Castro, Alejandro Claveaux, Bruno Ferraz, Chandelly Braz, Deborah Wood, Eduardo Landim, Emiliano D’Avila, Fábio Enriquez, Giselle Batista, Hugo Leão, Luana Martau, Michelle Batista, Pedro Gracindo e Renata Guida.
Soma-se a isso a cenografia inteligente de Sérgio Marimba com uma cidade estilizada, os belos figurinos de Kika Lopes e a iluminação deslumbrante de Paulo Denizot.
Clandestinos é um bom exemplar de espetáculo onde não há “reparos” a serem feitos. Ele envolve totalmente a plateia, que o aplaude em cena aberta, diversas vezes. E por sua temática e pelo seu conjunto talentoso de atores é um espetáculo que serve para agradar o público adolescente. Público esse que, diga-se de passagem, é sempre esquecido pela produção teatral brasileira.
Agora, o espetáculo será transformado em uma série televisiva que reunirá em um trabalho conjunto, novamente, os talentos de João Falcão, Guel Arraes e Jorge Furtado.
Enquanto isso, os cariocas podem se deleitar com Os Clandestinos, atualmente, em temporada no Teatro do Leblon.
Os Clandestinos
Teatro do Leblon – Sala Fernanda Montenegro
Ingressos: R$30,00