Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – O tema da prostituição masculina já rendeu ao teatro brasileiro um belo texto dramático. Blue Jeans – Uma Peça Sórdida, escrito por Zeno Wilde, no ano de 1980, tornou-se um marco por trazer à cena de forma nunca antes vista na cena brasileira, tal assunto. Em 1991, Wolf Maya transformou Blue Jeans em um musical exitoso, que ficou anos em cartaz.
Agora, o jovem dramaturgo Thiago Salles escreveu um texto que trata da mesma questão. Garotos da Noite, em cartaz na Sala Experimental do Teatro Augusta revela que Thiago, além de ousar na abordagem do tema, é um dramaturgo a ser celebrado, dentre os diversos nomes que vem aparecendo na cena paulistana. Suas qualidades já podem ser vislumbradas no processo de criação da peça.

Thiago tomou como matriz o excelente livro Dias de Ira, do jornalista Roldão Arruda, que com minúcias investigou a trajetória de Fortunato Botton Neto, conhecido como o “maníaco do Trianon” e suspeito da execução de alguns homossexuais na década de 1980, para com isso retratar o preconceito com que os crimes envolvendo homossexuais eram (e são) tratados pela polícia e pela imprensa.
Garotos da Noite centraliza a sua ação na vida de três garotos de programa, Bambolê (interpretado por Chico Ribas), Estrela (Wilsinho Torres) e Cabral (Thiago Salles).
Através de cenas curtas e com a boa direção de Rene Ramos, que imprime um ritmo cinematográfico ao espetáculo, o espectador vai acompanhando a rotina das três personagens.
Temas como as drogas, os crimes e o mercado do sexo explícito vão sendo revelados ao público.
Chico, Wilsinho e Thiago demonstram habilidade na criação das personagens. Em nenhum momento recorrem à uma interpretação estereotipada. Representam com verdade a história ora cômica, ora triste destes três outsiders. E transformam Garotos da Noite em um bom espetáculo, que merece ser prestigiado pela plateia paulistana.
Garotos da Noite
Dias e Horários: Quartas e Quintas 21 Horas.
Até 15 de Dezembro
R$ 20 (Meia – entrada: Mediante a apresentação do comprovante)
Sala Experimental: 50 Lugares
Gênero: Drama
Classificação: 18 anos