Veja entrevista exclusiva de Jum Nakao ao Manga Cenográfica

Alexandre D' Angeli é colunista-parceiro do Aplauso Brasil

Por Alexandre D’ Angeli do site Manga Cenográfica parceiro do Aplauso Brasil

Jum Nakao é um artista que é capaz de conciliar em suas produções desde os recursos da tecnologia digital à sofisticação de peças únicas confeccionadas à mão. Graduado em Artes Plásticas pela FAAP, cursou extensão em História da Vestimenta pelo SENAC, foi a grande revelação da 6a Edição do Phytoervas Fashion em 1996, trabalhou como diretor de estilo da ZOOMP e uma infinidade mais de projetos. Recomendo visitar o bio do artista.  Em 2004, no São Paulo Fashion Week, durante uma performance em que, ao final do desfile, modelos rasgaram elaboradas roupas feitas de papel vegetal, é que acontece o grande “bum” em torno do trabalho deste artista brasileiro, neto de japoneses, lançando-o mundo à fora.

Entrei em contato com Jum Nakao no final do ano passado para tentar marcar uma entrevista, achando que teria que disputar um horário bem apertado para conversarmos, mas

Jum Nakao

graças a uma brecha entre um projeto e outro Jum me recebeu no seu espaço, na zona sul da capital paulista.

Confesso que fiquei um pouco ansioso com o fato de entrevistá-lo, pois além da admiração que tenho pelo seu trabalho, é inegável o quanto Jum nos afeta com a forma com que cria e elabora seus projetos – uma lista enorme, pois atualmente ele transita em várias áreas e está envolvido em diversas ações.

É fato que não houve jeito de não passar por “A Costura do Invisível”, memorável projeto que repercute até hoje. O próprio Jum, numa parte da conversa citou que há um Jum Nakao antes e depois deste trabalho e completa: “ Há pessoas que dizem – lembra aquele que fez as roupas de papel? Pois é… é ele.”  O que gera um momento de descontração na nossa conversa.

Assim, meu maior interesse foi saber como Jum pensa as etapas do fazer, o que possibilitou contemplar na entrevista desde a afinidade pelas artes visuais quando se pensa num vetor para um novo  projeto, a importância da qualificação técnica e a crença em plataformas colaborativas de trabalho.

Mais informações a respeito do artista: www.jumnakao.com.br
<a href="[youtube http://www.youtube.com/watch?v=LYGkQwVGWt0&w=640&h=390]”>

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*