Villa-Lobos das Crianças está de volta ao Teatro das Artes

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

"Villa-Lobos das Crianças"

SÂO PAULO – A montagem Villa-Lobos das Crianças, que reúne obras do nosso grande compositor, re-estreia dia 21, no Teatro das Artes, em São Paulo.

Mais do que mostrar porque as músicas tornaram-se cânticos clássicos, interessa ao diretor Iacov Hillel “contextualizar e atualizar essas criações e os temas que explicitam ou sugerem”. Ele procura evitar um tom passadista ou demonstrativo, e quer manter o encantamento que agrada várias gerações.

Ao seguir o que Villa-Lobos dizia – “a melhor maneira de re-educar o espírito é aproximar-se das crianças, conviver com elas” – espera contagiar adultos também.

"Villa-Lobos das Crianças"

A peça teve excelente repercussão de público e crítica. Canções que todo mundo conhece (Ó ciranda, ó cirandinha, Terezinha de Jesus, O cravo brigou com a rosa, Sambalelê, Sapo Cururu, Nesta rua tem um bosque, Pirulito, Os escravos de Jó e A canoa virou) e menos populares como Vamos ver a mulatinha, Vamos maninha, Garibaldi foi à missa e A moda das tais anquinhas estão no programa. Complementam a lista o Trenzinho caipira, Rosa amarela, trechos de choros e das Bachianas, que não estiveram nas montagens ocorridas em 1986 – quando a peça estreou – e em 1992.

SERVIÇO:Villa-Lobos das crianças – Espetáculo musical de cantigas populares.Direção:Iacov Hillel; Direção musical:Carlos Bauzys, Com: Fábio Saltini, Julia Duarte, Ricardo Monastero e Isabely Tomazi; Músicos: Viviane Godoy (piano), Klayber Varela (clarinete e flauta), Daniel Rocha (violão, cavaquinho e sanfona) e Silvana Razzante (fagote). Realização: Fixação Marketing Cultural. Local: Teatro Das Artes (Shopping Eldorado), 769 Lugares.Endereço: Av. Rebouças, 3970 – 3º Piso – Pinheiros – São Paulo.Telefone para Informações: 11 3034.0075.Temporada: de 21 de janeiro a 01 de abril de 2012.Horários: sábados e domingos, 16h; Duração: 50 minutos; Classificação etária: recomendável acima dos três anos. Ingressos a R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia) Vendas on-line: Ingresso.com – fone 4003.2330.Vendas: Cartões de Crédito e Débito

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Comments are closed