Virada cultural no Sesc tem peça em ônibus e outras atividades

Redação do Aplauso Brasil (redação@aplausobrasil.com)

"Cordel do amor sem fim". Foto: divulgação
“Cordel do amor sem fim”. Foto: divulgação

SÃO PAULO – Na 10ª edição da Virada Cultural de São Paulo, o Sesc apresenta uma programação com atividades em diversas linguagens artísticas como o teatro, a música, a dança, as artes visuais, o cinema e a cultura digital e reúne nomes consagrados e jovens artistas em shows, espetáculos, exposições, performances, filmes, bate-papos e oficinas

As unidades do Sesc participantes irão estender seu horário de atendimento noite adentro, com o objetivo de ampliar o alcance das atividades para toda a cidade. Programações especiais com propostas de projetos temáticos possibilitarão que o público conheça e se envolva com a abordagem de diversas culturas.

Um dos destaques é a programação do Sesc Bom Retiro, que  propõe olhar para a vida por meio da arte.

"Dentro é Lugar Longe" é apresentado em um ônibus em movimento.
“Dentro é Lugar Longe” é apresentado em um ônibus em movimento.

Durante os dois dias de atividades destacam-se os espetáculos teatrais: Músicas Inquietas Para Um Tempo Que Não Tinha Vento, com a Cia. do TijoloUm espetáculo musico-teatral com poemas de Pablo Neruda, Carlos Drummont de Andrade entre outros.

Trupe Sinhá Zózima fará duas apresentações tendo como palco um ônibus em movimento. São elas: Dentro é Lugar Longe lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da vida como estirada, estrada longa; e Cordel do Amor Sem Fimcom Estórias do universo interiorano, o ir e vir das águas do velho São Francisco envolvendo a vida dos personagens.

A música será bem representada com apresentações de Ná Ozetti & Zé Miguel Wisnik que cantarão sucessos de suas parcerias. Outra exibição fica por conta da cantora e pianista Cida Moreira que interpreta Tom Waits

A música erudita também tem seu espaço em um recital feito pela pianista Eudóxia de Barroscom peças de autores brasileiros.  O jazz será representado por Tony Gordonhomenageando seu pai, o cantor Dave Gordon.

Algumas das atividades demandam retirada de ingressos nas Bilheterias das unidades do Sesc, a partir das 17h do sábado (17/05). A relação dessas atividades e o horário de atendimento das unidades estão disponíveis em: sescsp.org.br/viradanosesc.

Virada Cultural – Sesc Bom Retiro

Horário de funcionamento: Sábado das 10h à 01h00.

Domingo das 10h às 18h.
Local: Biblioteca do Sesc Bom Retiro

Al. Nothmann,185 – Campos Elíseos

Tel: 3332 3600

Estacionamento próprio: R$4,00 e R$8,00.

Acessibilidade: Entrada com acesso para pessoas com deficiência e

mobilidade reduzida.

Assessoria de Imprensa Sesc Bom Retiro
Contatos: Eloá Cipriano
tel: (11) 3332 3738
assessoria@bomretiro.sescsp.org.br

VIRADA CULTURAL 2014 – PROGRAMAÇÃO

TEATRO

espetáculos

Músicas Inquietas Para Um Tempo Que Não Tinha Vento

Cia. do Tijolo

Com poemas de Carlos Drummond, Pablo Neruda, Bertolt Brecht, Thiago de Mello, Mário Benedetti, e de músicas que se tornaram símbolo no Brasil nos anos 60 e 70, o espetáculo tece como que um bordado que deseja reescrever a história.

Duração: 55 min.

Praça de Convivência.
Livre
Sábado, às 20h30.

Dentro é Lugar Longe

Dramaturgia: Rudinei Borges. Direção: Anderson Maurício.

Escrita a partir de história oral dos artistas-pesquisadores da Trupe Sinhá Zózima. Lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da vida como estirada, estrada longa. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada.

Duração: 75 min

Saída da Alameda Dino Bueno, ao lado do Sesc Bom Retiro.
Livre. Retirada de ingressos a partir das 17h do sábado nas bilheterias da Rede Sesc.
Sábado, às 18h30 e às 20h30.

Cordel do Amor Sem Fim

Estórias do universo interiorano, o ir e vir das águas do velho São Francisco envolvendo a vida dos personagens, tecendo um trajeto encantatório, como se movimentassem a própria vida no ônibus, onde a peça é encenada. Com Trupe Sinhá Zózima. Saída: Sesc Bom Retiro. Al Nothman e ruas do entorno

Retirada de ingressos a partir das 17h do sábado nas bilheterias da Rede Sesc. Livre. Grátis

Domingo, das 15h às 15h45 e das 17h às 17h45

intervenção

Pausa Para Respirar

O Povo em Pé

Direção e dramaturgia: Cristiane Zuan Esteves.

Intervenção-percurso com perfomers de jalecos brancos que propõem ao público questões sobre a interação entre modo de vida, hábitos e bem-estar. Uma pausa no cotidiano e a possibilidade de escutar as batidas do coração enquanto os pés repousam sobre um pedaço de gramado.

Praça de Convivência

Livre
Domingo, das 15h às 16h30

MÚSICA

Shows

Ná Ozzetti & Zé Miguel Wisnik  – A Olhos Nus

A cantora apresenta músicas que marcaram a história de seus encontros com o compositor Zé Miguel Wisnik. No repertório canções como “A Olhos Nus”, que dá nome ao show, além de “Pesar do Mundo” e as inéditas “Tudo vezes Dois” e “Sinal de Batom”, essa última uma parceria de Wisnik com Alice Ruiz.

Teatro. Retirada de ingressos a partir das 17h do sábado nas bilheterias da Rede Sesc.

12 anos.
Sábado, às 19h.

Cida Moreira interpreta Tom Waits

A cantora e pianista apresenta repertório do compositor norte-americano Tom Waits, conhecido por explorar terrenos obscuros em suas obras, como Lullaby e Tango Till They’re Sore.

Teatro. Retirada de ingressos a partir das 17h do sábado nas bilheterias da Rede Sesc.
14 anos.
Sábado, às 22h30.

 Eudóxia de Barros

Uma das maiores referências da música erudita no Brasil, a pianista apresenta recital com peças clássicas, românticas, modernas e autores brasileiros.

Teatro. Retirada de ingressos a partir das 17h do sábado nas bilheterias da Rede Sesc.
12 anos.
Domingo, às 11h.

Nosso Flamenco

O espetáculo faz uma fusão entre o Flamenco, a Dança Contemporânea e a Música e Cultura Brasileiras e busca o diálogo desta arte com a Música Popular Brasileira, através de nomes como Cartola, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Tom Jobim e Sivuca. Além disso, estão presentes inspirações da Cultura Brasileira e da Dança Contemporânea.

Livre
Praça de Convivência.

Domingo, às 12h.

Tony Gordon – Homenagem a Dave Gordon

Tony Gordon apresenta uma homenagem a seu pai, o cantor Dave Gordon, que veio da Guiana Inglesa na década de 1950 e se tornou uma figura lendária da noite paulistana ao apresentar de forma única os clássicos do Jazz.

Livre
Praça de Convivência.

Domingo, às 17h30.

Intervenção

Espiraalados

Concepção: Andrea Drigo.

O Caminho do Canto, é um  flash mob  que consiste na ideia de corpos anônimos na multidão que, subitamente, “espiralam” e emergem do oceano dos ruídos e das dissonâncias do ambiente para tecerem juntos os fios melódicos que inscrevem uma efêmera harmonia sobre o caos cotidiano.
Livre
Praça de Convivência.

Sábado, às 18h.

CIRCO

vivência

Vivenciando o Circo

Atividades de experimentação circense: malabarismos, acrobacias, fitas dançantes.

Ginásio Poliesportivo.
Livre
Sábado, das 18h às 22h30.

Dança

Espetáculo

Tempo

Diferentes coreógrafos apresentam seus recortes sobre o tempo. A obra busca encontrar sentido no tempo, revelando metáforas da subjetividade deste tema. Entre encontros e desencontros de tempo e a ilusão de certo controle sobre ele, o T.F.Style Cia de Dança apresenta o quarto espetáculo de seu repertório. Praça de Convivência. espetáculo.
Livre
Grátis
Sábado, às 00h.

Dança Materna

Com Tatiana Tardioli.

Além de propiciar a vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem-vindo), possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, a otimização da redução de peso, reeducação corporal e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho.

Indicado para mães com bebês a partir de 1 mês e meio, usando algum tipo de carregador.

Sala de Multiplo Uso.
Retirada de senhas 1h antes na central de atendimento
Domingo, das 14h às 15h30

ARTEMÍDIA E CULTURA DIGITAL

intervenção

Ocupação Vídeo Mapping

Buscando estimular a sensibilidade e explorar uma ocupação diferente, inusitada e tecnológica, em diversos espaços da unidade serão apresentadas intervenções de arte mapping e 3D.

Praça de Convivência.
Livre

Sábado, das 18h às 01h00.

oficina

De Cara com a Arte

Oficina de ScannerArt com objetos e adereços do participante e da Com André Malaquias e Eduardo Paiva.

Praça de Convivência.
Livre

Sábado, das 18h às 22h30.
Domingo, das 10h às 16h,
Inscrições no local.

ARTES VISUAIS

exposição

Panos

Curadoria: Sonia Kiss e Renato Imbroisi.

A mostra propõe retratar a história do pano, seus usos e suas origens. Também são apresentados os usos, costumes e significados do pano em diversas culturas.
Livre
Sábado, das 18h às 00h30.
Domingo, das 10h às 17h30.

Intervenção

Coleta de Espécimes Locais

Com Ana Teixeira.

Como uma pesquisadora, a artista entrevista pessoas convidando-as a fornecer dados para estudos, enfocados nas singularidades de grupos específicos. Todos os dados são transformados em desenhos e anotados em um livro-registro, fazendo parte de um arquivo sobre espécimes humanos em diferentes cidades e países.

Praça de Convivência.
Livre
Sábado, das 19h às 00h.

Instalação

19 Metros D´Água

Laura Gorski 
Exposição composta por um tecido duplo de dois tons de azul, o poema Rio e/ou poço de João Cabral de Melo Neto e lâmpadas fluorescentes azuis.

Livre
Sábado, das 18h às 00h30.
Domingo, das 10h às 17h45.

Fresta de Luz

Laura Gorski 
A exposição sugere uma entrada de luz pela parte superior da escada como se passasse por uma fresta, iluminando o topo da escada e escapando pelo vão.

Escadas.
Livre
Sábado, das 18h às 00h30.
Domingo, das 10h às 17h45.

Na Rota das Artes

Mediação: Flavia Paiva. Percursão: Claudivam Francisco.  Produção educativa: Marcela Tiboni.

Serão realizadas visitas monitoradas ao prédio do Sesc Bom Retiro com paradas em obras de arte pertencentes ao Acervo Sesc de Arte Brasileira. As visitas são acompanhados de um mediador e um percursionista, ora musicadas, narradas, ou mediadas com poesia.  Praça de Convivência.

Livre
Sábado, das 19h às 20h30 e das 21h30 às 23h.
Domingo, das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30.

LITERATURA

Intervenções

Polvos Poéticos

Grupo Sensus

Inspirada na velha brincadeira do telefone sem fio, os atores declamam poesias através de conduites que são ouvidos por até seis pessoas em simultâneo. De forma chamativa porém intimista e silenciosa, os polvos poéticos atingem pessoas de todas as idades e proporcionam uma experiência única e marcante.

Praça de Convivência.

Duração: 30 min

Livre
Sábado, às 19h, 19h45, 20h45 e 22h.

Poesia ao Pé do Ouvido

Cia. Alcina da Palavra.

Intervenção literária baseada na linguagem poética, que pretende criar uma relação entre o pensar e o sentir, desvendando imagens e sentimentos contidos na palavra.

Praça de Convivência.

Duração: 30 min
Livre
Dia 18. Domingo, às 10h30, 11h30 e 12h45. 

Todas As Palavras Me Convêm

Cia Ilustrada.

De maneira lúdica e divertida atores pedem a um passante que sorteie uma palavra dentre as muitas guardadas na caixa de segredos. De acordo com a palavra sorteada, lhes oferecem uma surpresa. Com perguntas delicadas e poéticas, a ação segue ao som de violino.

Livre
Domingo, das 14h às 16h30.

Em Contato

Ana Teixeira.

Boias infláveis com palavras como Ainda, Hoje, Mas, Ontem, estarão disponíveis na piscina do Sesc Bom Retiro para uso dos frequentadores. As boias possuem conectores, que podem ser usados para uní-las umas às outras formando diversas frases. A instalação vai instigar o contato entre as pessoas, provocando-as a pensar, criar e a se comunicar.

Piscina.
Livre
Domingo, das 10h às 17h30.

CRIANÇAS

espetáculo

Cinco Semanas em um Balão

Cia. Sabre de Luz.

Drº Fergusson, um cientista aventureiro e seu criado Joe, partem para a África em um balão, para explorar o continente em busca de três tesouros perdidos.

4 anos. Teatro. Retirada de ingressos a partir das 17h do sábado nas bilheterias da Rede Sesc.
Domingo, das 16h30 às 17h20.

oficina

Virou Brincadeira

Brincadeiras e oficinas lúdicas direcionadas às crianças de 03 a 06 anos que estimulam a criatividade e a interação entre os participantes. Orientação Equipe Sesc.

Espaço de Brincar.
Livre
Sábado, das 18h às 21h.
Domingo, das 10h às 17h30.

vivência

Pintando Ideias: Cândido Portinari

Cia. Sabre de Luz

Confecção de pipas inspiradas em pinturas expressionistas de Cândido Portinari.  Elenco: Joyce Salomão, Cristiano Salomão e Nino Belucci.

5 anos.

Biblioteca.
Domingo, das 11h30 às 12h.

contação de histórias

Cândido Portinari ‘Soltando Papagaios’

Cia. Sabre de Luz.

No Vilarejo de Brodósqui havia apenas três ruas, a rua de cima, a rua de baixo e a rua do meio. Foi lá na rua do meio, que um menino de 10 anos foi convidado a pintar estrelas no teto da igreja.
10 anos.

Domingo, das 11h às 11h30.

filmes

Curta Meninada

Sessão de curtas metragens da coleção Nueva Mirada para a Infância e Juventude.

Teatro. Retirada de ingressos a partir das 17h do sábado nas bilheterias da Rede Sesc.
4 anos.

Domingo, das 13h às 14h.

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado