Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com.br)
SÃO PAULO – Na última noite de 2014, chegou ao fim as votações para o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro que escolheu, em suas 15 categorias – MELHOR ILUMINAÇÃO, MELHOR ESPETÁCULO GRUPO, MELHOR ESPETÁCULO DE PRODUÇÃO IINDEPENDENTE, MELHOR ESPETÁCULO MUSICAL. MELHOR DIREÇÃO, MELHOR DRAMATURGIA, MELHOR TRILHA ORIGINAL, MELHOR FIGURINO, MELHOR ARQUITETURA CÊNICA, MELHOR ATOR COADJUVANTE, MELHOR ATRIZ COADJUVANTE, MELHOR ATOR, MELHORATRIZ, MELHOR ELENCO e DESTAQUE -, os artistas que, segundo o voto popular, se destacaram na temporada teatral do ano passado.
Embora um seja o ganhador da estatueta, desenhada pelo artista plástico Fernando Castioni, todos os nove indicados são vitoriosos, pois chegar à final não foi tarefa simples, além dos imprevistos tecnológicos que tivemos, a aquisição de um novo plugin que restringiu, ao máximo, o número duplicado por IP e Cookies.
Agora vamos aos vencedores
MELHOR FIGURINO
Fabio Namatame por “Caros Ouvintes” 20%
MELHOR ARQUITETURA CÊNICA
José Dias por “O Que O Mordomo Viu” 21%
MELHOR ILUMINAÇÃO
Guilherme Bonfanti por “Muro de Arrimo” 33%
MELHOR TRILHA ORIGINAL
Otto por “Muro de Arrimo” 32%
MELHOR DRAMATURGIA
OBS.: ESSA CATEGORIA DEU EMPATE TÉCNICO EM PORCENTAGEM – 19% PARA MALDITO BENEFÍCIO E, TAMBÉM, PARA PESSOAS PERFEITAS, ENTRETANTO, PESSOAS PERFEITAS TEVE TRÊS (3) VOTOS A MAIS QUE MALDITO BENEFÍCIO E, PORTANTO , VENCE A CATEGORIA.
Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez por “Pessoas Perfeitas”
MELHOR DIRETOR
- Alexandre Borges por “Muro de Arrimo” 34%
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Caco Ciocler por “Terra de Ninguém” 37%
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Alessandra Verney por “O Que O Mordomo Viu” 32%
MELHOR ATOR
Fioravante Almeida por “Muro de Arrimo” 32%
MELHOR ATRIZ
Marisa Orth por “O Que O Mordomo Viu” 30%
MELHOR ELENCO
“Incêndios”, direção Aderbal Freire-Filho (Marieta Severo, Felipe de Carolis, Keli Freitas, Kelzy Ecard, Márcio Vito, Isaac Bernat, Flávio Tolezani e Fabianna de Mello e Souza) 32%
DESTAQUE
Escola Livre de Teatro de Santo André “pela luta e pesquisa realizada por essa instituição que tem mais de 20 anos de existência formando e fomentando o teatro brasileiro. A indicação vem para que a prefeitura e os orgãos públicos tenham bons olhos com esta instituição” 27%
MELHOR ESPETÁCULO MUSICAL
“O Homem de La Mancha”, Atelier de Cultura 31%
MELHOR ESPETÁCULO DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE
“Muro de Arrimo”, direção Alexandre Borges 28%
MELHOR ESPETÁCULO DE GRUPO
“A Farsa do Advogado Phatelin”, Cia. Zipt Z apt 36%