“VOLPONE”, DE BEN JONSON, ESTREIA NO TEATRO MUBE NOVA CULTURAL

Fernando Pivotto, para o Aplauso Brasil (fernando@aplausobrasil.com.br)

VolponiSÃO PAULO – Texto do autor elisabetano estreia sexta (22) sob direção de Neyde Veneziano e com Chico Carvalho como protagonista.

Ben Jonson é considerado um dos três pilares da era elisabetana, ao lado de Marlowe e Shakespeare. Seu texto Volpone, apresentado na Inglaterra no fim de 1605 e começo de 1606, ganha agora uma nova versão no Brasil, sob a direção de Neyde Veneziano, que pretende ser fiel ao original ao mesmo tempo em que atualiza o texto.

“Nossa montagem tenta manter-se leal ao formato original, preservando a palavra traduzida sem fazer concessões ao riso fácil de adaptações banais, embora atualize expressões e apresente cortes significativos no caudaloso texto de Ben Jonson”, diz.

Orientada por uma pesquisa sobre os arquétipos da commedia dell’arte, o espetáculo tem 11 personagens, um músico e oito atores,  cujo trabalho corporal remete a figuras de predadores e aves de rapina, deixando claro o tom da farsa.

Na trama, Volpone, um milionário falido de Veneza, arquiteta uma plano, junto com seu fiel empregado Mosca, para recuperar sua fortuna. Espalhando a falsa notícia de que está à beira da morte e que sua fortuna será deixada em testamento a um só herdeiro, os abutres da cidade começam a oferecer toda espécie de favores para se tornarem herdeiros. Um jogo que envolve corrupção e sedução vai revelando os mais profundos instintos de ganância, avareza, falta de moral e ética frente ao dinheiro.

VOLPONE
Texto: Ben Jonson.
Tradução: Ronaldo Diaféria.
Adaptação: Neyde Veneziano e Ronaldo Diaféria.
Direção: Neyde Veneziano.
Elenco: Chico Carvalho (Volpone), Claudinei Brandão (Corbaccio), Dirceu de Carvalho (Bonário e Voltore), Eliana Rocha (Urraca), Fabio Espósito (Corvino), Fabíola Moraes (Célia e Serpina), Gabriel Miziara (Mosca), Guryva Portela (Soldado e Juiz).
Músico em cena: Fabio Martinelli.
Assistência de direção: Fabíola Moraes e Kiko Rieser. Preparação corporalMáscaras e maquiagem: Guryva Portela.
 

SERVIÇO
De 22 de janeiro a 13 de março. Sextas e sábados, 21h30; domingos, 20h30
Teatro MuBE Nova Cultural – Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa
Ingressos: R$ 50 (sextas) e R$ 60 (sábados e domingos)

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*