Zélia Duncan pelo sabor das palavras

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

"TôTatiando" - Foto João Caldas

Surpresa: além de excelente cantora, Zélia Duncan está atriz em TôTatiando, espetáculo musical dirigido por Regina Braga, em curtíssima temporada no Teatro do SESC Belenzinho. O monólogo musical coloca o foco nas canções de Luiz Tatit e a relação da cantora e compositora com o universo musical dos compositores-cantores da chamada “música independente” de São Paulo, da qual Tatit é dos principais representantes.

No princípio do espetáculo, o público habituado com os shows de Zélia, comporta-se como se a mesma estivesse apenas dando corpo e voz àquelas letras que preenchem de poesia o ambiente, cuja cenografia de Simone Mina aliada à luz de Wagner Freire são cúmplices dessa explosão de beleza. Mas, paulatinamente, percebemos a Zélia-intérprete que, guiada pelo talento, delicadeza e elegância de Regina Braga, evidencia que se está diante de um formato prenhe de signos teatrais.

À começar pelas intervenções em que, por meio de pequenos textos, Zélia Duncan fala à plateia sobre momentos de sua vida afetados diretamente pela música produzida pelos “paulistanos independentes” , bem como a delicada introdução da música Dodói em que emociona ao rememorar Itamar Assumpção, outro destacável “independente”, que, semelhante à técnica adotada por um performer, utiliza elementos biográficos para criar sua arte. Não apenas a dramaturgia performática coloca TôTatiando no panteão teatral, mas o desenvolvimento peculiar de Zélia Duncan, intérprete presente em cena, a dominar gestos, expressões, sensações, num espetáculo que transita, deliciosamente, do riso inteligente à emoção que faz brotar lágrimas, da crônica desavergonhada de amor a São Paulo aos assuntos filosóficos presentes em jogos de palavras como em Eu Sou eu.

"TôTatiando" - Foto João Caldas

Com letras inteligentes e repletas de possibilidades, Zélia saboreia com maestria os jogos de palavras propostos por Luiz Tatit, matéria-prima de TôTatiando.

LEIA TAMBÉM ENTREVISTA COM ZÉLIA DUNCAN CLICANDO AQUI.

TôTatiando

Até 18 de setembro
Quintas, sextas e sábados às 21h,
domingos às 18h

TôTatiando
Zélia Duncan em espetáculo inspirado na obra de Luiz Tatit, acompanhada por músicos.
Direção: Regina Braga

SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1.000 – Belenzinho
São Paulo – SP
Tel.:                         11 2076-9700             |email@belenzinho.sescsp.org.br
Central de atendimento, bilheteria e Loja SESC:
3ª a 6ª feira, das 9h às 21h30
sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h30

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

2 Comentários

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*